Guia falsa do Simples Nacional para pagamento via PIX é um novo golpe que está lesando empresários optantes pelo Simples Nacional em todo o Brasil. O novo golpe consiste no envio de guia para pagamento simulando um Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) enviada por e-mail ou correspondência, com indicação do “Simples Nacional” como remetente.
A Guia falsa do Simples Nacional logo apresenta a primeira indicação de que o documento não é autêntico; a única forma de pagamento é através do PIX, não existe código de barras ou outras formas de pagamento. O usuário ao tentar realizar o pagamento via PIX o sistema direciona o pagamento para uma empresa privada denominada SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA.
Entes de efetuar o pagamento é recomendado que o contribuinte verifique se há pagamentos pendentes ou dívidas em aberto nos sites oficiais dos órgãos públicos. Pendencias com o Simples Nacional podem ser consultadas no portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal em gov.br/receitafederal, ou no Portal do Simples Nacional, em www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional.
Os golpistas usam elementos oficiais como logomarca oficial do Simples e linguagem técnica para convencer o contribuinte da “veracidade” do documento. Outra técnica usada é a urgência no pagamento com ameaça de multa de até 225% do valor cobrado.
Guia falsa do Simples Nacional: como não cair no golpe
De acordo com a Febraban as fraudes contra clientes do sistema bancário aumentou em 165% no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020. O sistema de pagamento hoje é o preferido da maioria dos brasileiros, infelizmente também é o preferido dos golpistas.
O meio de pagamento criado em novembro de 2020 já contava com mais de 100 milhões de usuários no ano seguinte. A simplicidade no pagamento e a isenção de taxas atraiu rapidamente a atenção de empresários, prestadores de serviços autônimos
Dicas sobre como evitar cair em fraudes com o Pix.
- Confira os dados de quem pede um pagamento;
- Não cadastre chaves de Pix em sites estranhos;
- Reforce cuidados com WhatsApp e redes sociais;
- Cuidado com “bug do Pix” e falsas centrais de atendimento;
- Proteja informações que estão no celular.
Os empresários optantes pelo Simples Nacional devem contar com o serviço de um escritório de contabilidade confiável e que atenta e confirma todos os pagamentos de taxas junto aos órgãos municipais, estaduais e federal.
Entre em contato hoje mesmo e saiba como regularizar a sua empresa ou mesmo os caminhos corretos para se tornar um empresário com tudo em dia com o fisco.